quinta-feira, 25 de outubro de 2007

A Religião e a Guerra das TVs - Record X Globo

A Igreja Universal, que controla a Rede Record, injeta dinheiro na tv atravéz de programas religiosos que ocupam sua grade de programação. Num primeiro momento, a idéia era válida para aqueles que patrocinavam estes recursos; Teriam uma tv secular que veicularia um conteúdo mais ético, menos erótico, violento, imoral, etc.
Hoje assistindo a Tv Record, o que se vê é que os programas religiosos que injetam dinheiro, são os únicos que abordam algo parecido com essa proposta, o resto da programação parece não seguir nenhum norma de conduta, o filtro parece ser aquele que faz algum programa ter mais audiência. Será que se justifica hoje para o fiel da Universal, este dinheiro injetado na Rede Record, se efetivamente não se tem o resultado do que é proposto? Pelo contrario , novela como vidas opostas exageram na violência e cultura marginal.


Então, porque uma igreja evangélica continua a investir numa televisão, quase que exclusivamente secular???

O caso da rede globo é o oposto, o dinheiro particular, dos que investem na emissora, seja por anuncio ou por negócios fechado por ela, patrocinam um festival de programas que divulgam outras religiões, mas não tocam na questão evangélica , a não ser se for para caracterizar ou explorar algo pejorativo. Como visto na novela América no personagem de Juliana paz, uma mulher aparentemente evangélica, que traia o marido com quem quer que seja.
Na globo a maioria das novelas abordam a questão espírita. Novelas como Alma Gêmea, América, A viagem, O Profeta, Paginas da vida e etc, dão um show de doutrina e conteúdo Espírita. REENCARNAÇÃO, POSSESSÃO , MESA BRANCA, ESPÍRITOS DE LUZ, UBANDA, NECROMANCIA, VIDAS PASSADAS, MAGIA NEGRA, ESOTERISMO, OCULTISMO, e CANDOBLÉ, são apenas alguns exemplos de religiões, propagadas pela Tv Globo, que de acordo com a Bíblia, Deus ABOMINA.

Se não é uma recomendação da direção da Globo em investir em conteúdo espiritualista, o que é então?
COINCIDÊNCIA??? TENHO CERTEZA QUE NÃO!!! .

Um vídeo já antigo no Youtube, reúne algumas imagens dessa influência esotérica/espírita da Rede globo.
Será que alguém consegue fazer um vídeo igual com partes onde a emissora enfatiza como o meio evangélico é legal, que mostre suas doutrinas que enfatizam o crescimento do homem?
Isso fica mais evidente a partir do momento que pela proporção na população brasileira, o percentual espírita é infinitamente menor do que o percentual cristão, e no caso evangélico. Uma Rede financiada pelo dizimo da Igreja Universal não inclui em sua programação secular um conteúdo evangélico, e outra, financiado por capital privado (e publico) doutrina em sua programação com conteúdo espírita e esotérico.

Qual a conclusão???

Que a universal buscou a Tv pelo alcance que ela poderia dar a sua pregação, mas com o tempo, essa estrutura , poder e status, se tornaram mais importante, do que os motivos que os levaram a estar ali. O foco agora é muito mais secular, é ir adiante, custe o que custar (inclusive os princípios).

A Globo mais ambígua, talvez tentasse justificar sua ações mais genericamente:

1 – Existe uma determinação de seus comandantes de divulgar o conteúdo espiritualista, por que eles assim acreditam estar fazendo o "certo";

Ou

2 – Existe uma estratégia de impedir o crescimento de fiéis que sustente a Rede Record, tentando evangelizar o povo brasileiro de alguma forma com alguma religião, que não evangélica, ao passo que qualquer notícia desse segmento seja evitada e por muitas vezes cortada da pauta, a não ser que denigra a imagem, como no caso da Bispa Sônia, cantada em verso e prosa em todos os telejornais da globo, com tempo e destaque fora dos padrões normais.

Ou

3 - Essa temática Espírita da Audiência; e se dá audiência fica mais tempo no ar (Pode até ser uma boa desculpa, mas acho pouco provável ser o principal motivo).

Enfim, talvez a Tv Record devesse justificar sua entrada de recursos, direcionando sua programação, pelo menos, um pouco mais aos conceitos de seus sustentadores (membros da Universal), e a globo deveria ser menos tendenciosa na questão religiosa, pois evangélicos de todas as denominações assistem sua programação; Assistem porque gostam de programas de qualidade e não por ser fiel a tal igreja ou religião. Até porque, a Universal é apenas uma das muitas igrejas existentes.

Agradecimentos a Felipe Seabra.

Dê sua opinião, sugestão, ou crítica para o e-mail:
avozdaesperanca@gmail.com
Desde já, agradeçemos sua participação!!!


Clique AQUI para enviar esta mensagem para um amigo!




PROGRAMA DE RÁDIO A VOZ DA ESPERANÇA - Todos os SÁBADOS das 14h as 15h pela RÁDIO DIMENSÃO 104,5 FM

.